top of page
INCLUSÃO UM DESAFIO SOCIAL

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato de permitir a todos fazerem parte de uma sociedade independente de suas limitações.

Assim, devemos pensar como que em um mundo contemporâneo ainda existem pessoas que são deixadas de lado em virtude de suas deficiências. Torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no contexto da sociedade é um dever Constitucional.  A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isso porque ainda existem dificuldades devido ao preconceito e diversas maneiras de entender o mundo pelas pessoas que são norteadas pelas suas crenças e valores. Assim sendo, torna-se necessário a existência de leis que vão auxiliar a sociedade a entrar em contato com uma política educacional que favoreça a educação e a inclusão. São elas que vão promover a mudança da mentalidade da sociedade, assim como, promover a luta contra a diferença e o preconceito. Sabemos que as sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência e as famílias chegavam a escondê-las, mas hoje vemos que felizmente, o mundo desenvolveu uma maior aceitação. Este interesse se deu fundamentalmente pela educação inclusiva que vem aproximando as diferenças. Assim a sociedade vem aprendendo a ser mais inclusiva compreensiva e solidária com a deficiência. Hoje, as crianças com deficiência frequentam a escola, saem à rua, brincam, vivem como uma criança dita “normal”. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para que todas as pessoas se sintam integradas e apoiadas
Um cidadão dever ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os deficientes têm direito a ser respeitado, pois também são cidadãos. O desafio da inclusão social passa pela busca de promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação. Construir uma sociedade livre, justa e solidária é fundamental para que os direitos e deveres sejam preservados. Todos somos iguais perante a lei. Não entanto, as pessoas com deficiência possuem necessidades diferentes. Desta forma, é importante existir direitos específicos para que as pessoas portadoras de deficiência possam interagir de uma maneira que suas limitações não sejam uma impossibilidade que impeçam de serem pertencentes a um ambiente social onde todos possuem os mesmos direitos.

Como sabemos, e como já foi referido, são inúmeros os obstáculos existentes para os deficientes, sendo a inclusão uma grande barreiras no nosso país.
Portanto, “Uma escola para todos e para cada um” é um grande passo a cumprir para a inclusão de qualidade em um ambiente comunitário e diverso. 

Autor: Psicólogo Douglas Silva

 


bottom of page